segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SHAMPOO SEM SAL

Eu já vi tantas discussões nos blogs sobre o uso do shampoo com sal se faz mal ou não, que a gente sempre fica na dúvida. Li uma pequena entrevista sobre o assunto que achei que valia a pena postar aqui para tentar esclarecer mais um pouco sobre o assunto.

Fonte: Portal Cabeleireiros.com

Num país tropical como o Brasil, lavar os cabelos é um cuidado de beleza que mantém os fios livres das impurezas, como suor e oleosidade e que também ajuda a refrescar. Nessa hora, é primordial utilizar um bom xampu, adequado para as características e estado dos fios. No entanto, cada vez mais os profissionais e consumidores se deparam com produtos com os dizeres “sem sal” na embalagem, o que têm gerado dúvidas.

Sobre essa questão, Liliany Jann Zampiroli, farmacêutica bioquímica da Biotropic Cosmética, esclarece alguns mitos e verdades sobre o assunto:


Portal : Qual a finalidade dos xampus sem sal? Como eles agem nos cabelos, quais os benefícios?
Liliany Zampiroli: Xampus sem sal têm a finalidade de serem menos agressivos aos cabelos, principalmente para aqueles que estão debilitados por processos químicos ou colorações, bem como por agressões externas, como sol, poeira, umidade, entre outros. Os fios nessas condições precisam de mais cuidados. Um xampu eficaz e eficiente precisa ter uma formulação com ingredientes de tratamento e adequada ao tipo de cabelo para o qual o produto é indicado.

Portal: Os xampus sem sal realmente têm ausência da substância ou é a apenas o cloreto de sódio que fica de fora?
Liliany: O conceito “sem sal” trata necessariamente da ausência do ingrediente cloreto de sódio na composição. Os fabricantes de xampus sem cloreto utilizam outro tipo de agente espessante, responsável por dar a consistência e ajudar na formação de espuma.

Portal: De acordo com os farmacêuticos, o sal é um agente de limpeza que dá consistência e cria espuma no xampu. É verdade?
Liliany: O sal não é um agente de limpeza. Em pequena concentração, confere viscosidade ao xampu. A espuma é conferida de acordo com a associação de tensoativos aniônicos e não-iônicos na composição.

Portal: Como escolher os melhores xampus?
Liliany: Bons xampus têm uma composição rica em emolientes e agentes condicionantes, que além de limparem os cabelos e couro cabeludo, permitem um suave tratamento e não deixam os fios extremamente ressecados. Após a lavagem, é importante aplicar os demais itens que compõem a linha, como condicionador, creme para pentear, outros finalizadores e as máscaras de tratamento, pelo menos a cada 15 dias.

Portal: Atrapalha usar um xampu sem sal antes da escova ou da chapinha?
Liliany: Não tem relação entre xampu sem sal e realização da escova. O ideal é antes da escova ou da chapinha utilizar produtos leave in que ofereçam proteção térmica, pois a alta temperatura do secador ou da chapinha danificam muito os fios. Então, com produtos que contenham ingredientes que garantem proteção térmica, a pessoa terá os cabelos protegidos do calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário